sexta-feira, 10 de junho de 2011

Em Ilhéus, saúde e educação trabalham juntas para melhorar a qualidade de ensino das escolas públicas.


Estudantes da EJA também são pais de alunos
Parceria entre as Secretarias municipais de Educação e Saúde e o Núcleo de Educação e Promoção da Saúde de Ilhéus (NEPSI), que conta com a presidente Maria Eliene Soares, vai permitir a atuação conjunta na mobilização social pela educação no município. A ação, uma das primeiras no Brasil, foi uma iniciativa do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Ilhéus, no sul da Bahia, e concrtiza a lógica da mobilização, que propõe a adoção de políticas intersetoriais que integrem serviços de apoio à família para facilitar a garantia de melhoria da qualidade da educação oferecida nas escolas públicas locais. Assim, no dia 31 de maio, os mobilizadores incluíram a discussão sobre a importância da interação família-escola na programação realizada na Escola Estadual Odete Sauma Medauar.
Os mobilizadores têm inserido, na agenda de ações de conscientização da comunidade pertinentes a temas relacionados à saúde, atividades de sensibilização dos pais e profissionais da educação sobre a importância da participação das famílias na vida escolar dos filhos. O Comitê de Mobilização também tem estimulado a comunidade de Ilhéus a colaborar com o alcance das metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A atividade realizada na Escola Estadual Odete Sauma Medauar envolveu pais, professores, funcionários e estudantes. No período da manhã, a ação foi direcionada ao público do Ensino Fundamental. À noite, a mobilização incluiu alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que também são pais de estudantes de escolas públicas.

Roberto Corsário do Comitê de Mobilização de Ilhéus


Em todas as atividades, as palestras do NEPSI exploram, entre outros temas, os relacionados à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento de doenças como as sexualmente transmissíveis (DST). As exposições são conduzidas por profissionais de saúde e agentes comunitários de saúde.

O representante do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Ilhéus, Roberto Corsário, considera a parceria com o NEPSI como oportuna para divulgação da Mobilização Social pela Educação a pais, professores, funcionários e alunos da rede municipal de ensino. “A programação oferece oportunidade para que possamos levar às famílias a cartilha Acompanhem a vida Escolar dos Seus Filhos”, lembra o mobilizador.
Com informações de Roberto Corsário, representante do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Ilhéus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário