|
Estudantes da EJA também são pais de alunos |
Parceria entre as Secretarias municipais de Educação e Saúde e o Núcleo de Educação e Promoção da Saúde de Ilhéus (NEPSI), que conta com a presidente Maria Eliene Soares, vai permitir a atuação conjunta na mobilização social pela educação no município. A ação, uma das primeiras no Brasil, foi uma iniciativa do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Ilhéus, no sul da Bahia, e concrtiza a lógica da mobilização, que propõe a adoção de políticas intersetoriais que integrem serviços de apoio à família para facilitar a garantia de melhoria da qualidade da educação oferecida nas escolas públicas locais. Assim, no dia 31 de maio, os mobilizadores incluíram a discussão sobre a importância da interação família-escola na programação realizada na Escola Estadual Odete Sauma Medauar.
Os mobilizadores têm inserido, na agenda de ações de conscientização da comunidade pertinentes a temas relacionados à saúde, atividades de sensibilização dos pais e profissionais da educação sobre a importância da participação das famílias na vida escolar dos filhos. O Comitê de Mobilização também tem estimulado a comunidade de Ilhéus a colaborar com o alcance das metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
A atividade realizada na Escola Estadual Odete Sauma Medauar envolveu pais, professores, funcionários e estudantes. No período da manhã, a ação foi direcionada ao público do Ensino Fundamental. À noite, a mobilização incluiu alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que também são pais de estudantes de escolas públicas.
|
Roberto Corsário do Comitê de Mobilização de Ilhéus |
Em todas as atividades, as palestras do NEPSI exploram, entre outros temas, os relacionados à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento de doenças como as sexualmente transmissíveis (DST). As exposições são conduzidas por profissionais de saúde e agentes comunitários de saúde.
O representante do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Ilhéus, Roberto Corsário, considera a parceria com o NEPSI como oportuna para divulgação da Mobilização Social pela Educação a pais, professores, funcionários e alunos da rede municipal de ensino. “A programação oferece oportunidade para que possamos levar às famílias a cartilha Acompanhem a vida Escolar dos Seus Filhos”, lembra o mobilizador.
Com informações de Roberto Corsário, representante do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Ilhéus.